Este blogue é dedicado à memória do meu Pai, Alberto Pedroso (7 de Abril de 1930/1 de Janeiro de 2011).

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

AUSCHWITZ: PARA NUNCA ESQUECER!

Foi em 27 de Janeiro de 1945 que as tropas do Exército da União Soviética entraram no campo de Concentração de Auschwitz (Polónia)e libertaram os prisioneiros. O que viram, e apesar de todos os horrores e violência que haviam já vivido, deixou-os estupefactos, pois nesses anos ainda ninguém queria acreditar que a violência e o horror pudessem chegar a tal ponto!


70.000 intelectuais polacos, 19.000 ciganos, um milhão de judeus, estima-se em cerca de um milhão e meio de seres humanos mortos (das mais diversas nacionalidades mas sobretudo, judeus, polacos e soviéticos), entre Maio de 1940 e Janeiro de 1945.


Como todos os campos nazis era dirigido pelas SS e o trabalho era trabalho escravo.


Talvez cerca de 700 prisioneiros tentaram a fuga, cerca de 300 tê-lo-ão conseguido, os outros foram castigados e mortos por inanição.


Esterilização forçada de mulheres, escravatura, câmaras de gaz....


Quando se aperceberam da derrota,os nazis tentaram evacuar o campo levando os priosioneiros consigo, não conseguiram e abandonaram-no, deixando-os a morrer gelados e de fome em pleno inverno. Foi assim que os soldados os encontraram.

























Hoje Auschwitz é um museu visitado anualmente por vários milhares de pessoas.Discordo de se obrigar seja quem for a fazer seja o que for, mas pessoalmente, sou de opinião de que toda a gente devia ser obrigada a visitar este campo de concentração ou outro qualquer, sobretudo os jovens, para que situações destas nunca mais de repitam. Para que nunca ninguém se esqueça!
Na primeira semana de Agosto de 1973, participei no Festival Internacional da Juventude que nesse ano se realizou em Berlim Leste (ex-RDA), nessa altura visitei o também tenebroso campo de exterminio de Buchenwauld, sai de lá quase em estado de choque após as várias horas da visita, às camaratas, aos fornos crematórios, às câmaras de gaz, às salas de "experiências médicas", etc.etc.., queria chorar e não conseguia.









E para que NUNCA MAIS se volte a repetir!

5 comentários:

  1. A IMAGEM DO PRÓPRIO INFERNO. COMO PUDERAM DEIXAR QUE ISTO ACONTECESSE? CHEGASSE A ESTE PONTO? QUE MUNDO É ESTE?

    ResponderEliminar
  2. É VERDADE ESTE MUNDO É UM INFERNO!MAS AINDA BEM QUE JÁ ACABOU!

    ResponderEliminar
  3. o que, "acabou"??????????

    ResponderEliminar
  4. bravo,e viva,continue tanto quanto possa ,esplendido trabalho e muito mais!

    ResponderEliminar