Este blogue é dedicado à memória do meu Pai, Alberto Pedroso (7 de Abril de 1930/1 de Janeiro de 2011).

terça-feira, 29 de maio de 2012

ESCOLA LUSITANIA FEMININA: SOU UMA ADOLESCENTE DOS ANOS 60!

Frequentei a Escola Lusitania Feminina (E.L.F.)entre 1966 e 1970, ou seja entre os 14 e os 18 anos. Foi a melhor escola profissional (privada) de Portugal, linguas estrangeiras, secretariado, com professores e professoras de elevado nível. Com aquele diploma abriam-se todas as portas. (Às vezes acontece que as opções que fazemos, anos mais tarde, revelam-se não terem sido as melhores, mas pronto, tudo passa).
E durante esses 4 anos, fui feliz, por essa altura o ambiente em minha casa não era dos melhores (pais divorciados nos anos 60 era muito complicado). Foi aí que comecei a ser o que sou hoje.
Após o fim da escola, fui perdendo totalmente o contacto com as colegas. No final dos anos 70, ao passar por lá de autocarro, tive um baque quando descobri que o edificio velhinho da escola (mesmo no Arco do Cego, em Lisboa) havia sido demolido, mais tarde construiram no seu lugar um mamarracho que ainda lá está!
Muito recentemente reencontrei-as graças ao facebook!  e muito breve vai realizar-se um almoço/encontro num restaurante nos arredores de Lisboa.


27 comentários:

  1. Bom dia ,
    Também fui aluna da E.L.F.
    (estava lá dentro quando se deu o 25 de Abril)
    Elsa Torres.
    Aguardo notícias com muita ansiedade/saudade.
    Um grande beijo a todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa, vamos ter o nosso encontro já no próximo fim de semana, domingo, 26, espero que ainda possas ir.Tem página no facebook? eu estou no face : natercia pedroso.Se quiseres envia-me msg privada para naterciapedroso@hotmail.com.aguardo noticias.bjs

      Eliminar
  2. Olá Natercia,
    Encontrei o seu Blog porque pesquisei escola feminina nas Caldas da Rainha, onde fiz a primaria. Sou de 67, só fui aluna nessa escola uns meses e logo foi a mudança para escolas mistas e fomos transferidos para o Tribunal Velho onde terminamos, meninas e meninos, aquele ano, até a escola primária da Encosta do Sol, ficar pronta.
    O que procuro, é fotos da escola das meninas, que era junto a antiga praça do peixe.
    Será que, por acaso, tem ou sabe de alguém que tenha foto(s) dessa altura e dessa escola?!?

    Muito agradecida

    Maria Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Filipe, bom dia! eu andei na Escola Lusitânia Feminina entre os anos de 1966 e 1970, mas esta escola ficava em Lisboa! Nesses anos ainda não vivia nas Caldas, vivia em Lisboa. A Escola onde andei ficava (o edificio foi demolido após o 25 Abril, poucos anos depois) na Rua da Estefânia, junto ao Arco do Cego,em Lisboa, não sei se conhece.Seja como for obrigada pelo comentário!.Em relação á escola de que fala, em principio não devo conhecer ninguém, mas se conhecer, digo-lhe.
      Natercia

      Eliminar
    2. Olá ex-colegas da Lusitânia,
      Chamo-me Isabel. Não se podem lembrar de mim pois foi em 1966 que acabei o curso. Tenho belas recordações dos 6 anos que passei nesta escola. E é bem verdade que tal curso nos abriu muitas portas. Eu vim para a suiça em 1970 depois de ter trabalhado para algumas multinacionais em Lisboa pela Manpower e como secretária na Citroën. Devido a este curso prático que nos abria as portas do mercado de trabalho, pude imediatamente trabalhar em Genebra no meu ramo. Trabalhei 6 anos na aviação como secretária de direção e fiz o resto da minha carreira profissional dentro do meio bancário onde me formei na gestão de património. De facto devo muito à Escola Lusitânia e aos meus pais que tiveram a feliz ideia, apesar de muitos sacrificios, de ma fazerem estudar nesta escola. Hoje estou prestes a passar à reforma e lembro-me muitas vezes desses anos passados no Arco Cego com a cristalina em frente (a fabrica de gelados ) onde íamos de vez em quando comer um geladnho tão bom! E o Tecnico com os sobressaltos de Maio 68. Fáz bem recordard... Desejo-vos a todas muitas felicidades
      Isabel

      Eliminar
    3. Ola o meu nome tb e Isabel tambem estudei nessa escola maravilhosa lembro me bem dos gelados da frente lembro me de um cafezinho que havia ao pe de uma florista onde nos encontrva mos
      Lembro me bem da Madame Prevaud professora de frances meu Deus que saudades desse tempo beijos para todas





      Eliminar
    4. Ok Teresa Roquette era de coruche e a Rita Portela sobrinha de Artur Portela filho gostava muito de as encontrar beijinhos e obrigada

      Eliminar
    5. Olá Isabel Silva, envie-me o seu contacto por msg privada e eu tento saber se alguém do grupo conhece a Teresa Roquete e a Rita Portela.bjinhos

      Eliminar
  3. Como é bom recordar tempos antigos. Eu também fui aluna da Escola Lusitânia de 1961 a 1966. É bem verdade que este curso prático nos abria muitas portas. Em Lisboa pude trabalhar para algumas multincionais. Em 1970 vim para a Suiça. Em Genebra trabalhei logo no meu ramo como secretária e mais tarde como secretária de direção na aviação durante 6 anos. O resto da minha carreira profissional fi-la no meio bancário onde fiz formação de gestão de património. Estou prestes a entrar na reforma e recordo muitas vezes esses anos passados na Lusitânia. Em frente havia a fabrica de gelados onde íamos comer um de vez em quando com uma colega. Lembro-me também dos nossos amigos rapazes do Técnico. Do café onde nos encontráva-mos e de Maio 68... Muitas felicidades a todas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez alguém se lembre, temos muito colegas já "velhotas", diga-me o seu nome completo e eu tento ver se alguém se lembra de si!

      Eliminar
  4. olà, eu Madalena Paiva fui aluna com o n° 1556 . Eramos 4 irmans na escola: Maria de Lourdes (Marilu) Conceiçao Maria (Saozinha, faleceu em 1978), et a minha mana mais nova Fernanda Paiva. Eu vivo desde 1974 na Bélgica, tenho 60 anos. Se alguémse recorda o meu e-mail: madamena.rosa@hotmail.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madalena, em que ano andou? e as suas irmâs?

      Eliminar
    2. Madalena Rosa A. Paiva24 de fevereiro de 2014 às 09:37

      Olà Natercia,

      Acabei em 1972 assim que a mnha irma Fernanda.
      Trabalhei na Blandy Brothers 4 meses porque fui depois para a TAP como empregada de escritorio donde sai para vir me casar com um portugues aqui na Belgica.. Enganei-me na morada do meu e-mail:
      madalena.rosa@hotmail.com

      Eliminar
    3. Madalena Rosa A. Paiva24 de fevereiro de 2014 às 09:44

      Olà Natercia,

      Eu acabei em 1972 assim que a minha irma Fernanda. Trabalhei 4 meses na Blandy Brothers donde sai para ir para a TAP como empregada de escritorio. Sai delà para vir para a Belgica.
      Enganei-me no meu e-mail: madalena.rosa@hotmail.com

      Eliminar
    4. Madalena Rosa A. Paiva24 de fevereiro de 2014 às 09:50

      Natercia, eu acabei em 1972 assim que a minha irma Fernanda. Nao sei as datas exatas das minhas outras irmas Marilu et Saozinha. Tinhamos um ano de diference entre nos,
      Enganei-me no mau e-mai: madalena.rosa@hotmail.com

      Eliminar
  5. Hola sou uma antigua alumna o meu nome é Carmen Minguez Oliveira nº 698 Turma C desde o ano 1971 até 1976, gostaría de ter contacto com antiguas colegas minhas principalmente busco a Ana Mª Ataíde dos Santos y a Cristina da Silva Jorge eu vivo em Espanha e as minhas colegas me conhecian por ser filha de espanhola. Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá Natercia, eu frequentei a Escoa Lusitania entre 1965 e 1968, ano em que fiz as "Mistas" lembra-se ? As alunas do 3º ano com as do 4º em exame final. Trabalhei quase sempre como Secretária e ainda hoje digo a toda a gente que a Escola dava uma preparação fantástica. Gostava de encontrar alguém do meu tempo. O meu nome é Maria João Monterroio de Lencastre. A minha irmã também lá andou mas acabou 2 anos antes de mim e chamava-se Ana Maria Lencastre. Gostei de saber que havia um sitio na net onde nos poderíamos todas encontrar. Obrigada por se lembrar desta iniciativa.

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria João. Temos um grupo no facebook: Antigas Alunas da Escola Lusitânia Feminina.O grupo é fechado. Tem de se pedir para entrar, e como houve alguns "abusos", as administradoras tentam sempre confirmar se de facto as pessoas andaram mesmo na escola.Maria João, de certeza que vai encontrar colegas do seu tempo e turma.O grupo é giro e muito divertido, organizamos lanches frequentemente, um almoço anual e um almoço de Natal.Sempre todas bem dispostas e divertidas, a contar os nossos problemas grandes e pequenos e coisas banais da vida de cada uma.Beijinhos
    Natercia

    ResponderEliminar
  8. Olá amiguinhas, abri um restaurante na amora há 4 dias e ontem em conversa com uma cliente chegamos à incrível coincidencia de que ambas andamos na ELF. Ela contou-me desta página e estou encantada pois nunca mais tive contacto comninguemda minha altura. Estive lá desde 69 a 75 ou 76 o meu nome é Isabel Maria Gomes da Costa girão, como era gordinha chamavam-me a batatinha e eu nessa altura chorava com esse alcunha, era o número 514. Das únicas colegas eu me lembro d minha turma e da Cristina que era filha de uma das contínas e da tete que morava em sete rios e da Paula faria que estive em contacto durante alguns anos pois morávamos no mesmo prédio, de resto não sei de mais ninguém, se souberem por favor mandam algo ta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, existe um grupo no facebook "Antigas Alunas da Escola Lusitânia Feminina". É um grupo fechado, mas, se quiser pode pedir para aderir. De certo que lá encontrará alguém do seu tempo. Eu andei na ELF entre 1966 e 1970.Mantive sempre o contacto com a minha melhor desses 4 anos, a Lena César.Mas no grupo encontrei mais.Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Natércia, eu sou a Helena Mª Lages Martins, tinha o nº 482, fiz as mistas e terminei em 1972/73. Adorei o tempo que andei na Lusitânia e muitas saudades daquele pequeno palacete. Lembro-me imenso dos professors "mais famosos" e do nomes de algumas colegas, mas quando acabei o curso perdi a ligação com elas. Gostava de fazer parte do vosso grupo e tentar descobrir alguém do meu tempo. Ainda trabalho e sou secretária de Direcção. Beijinhos "elfistas" :) Helena
    e-mail pessoal: helena1955@sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. Frequentei a ELF. Desde 1954 a 1959 o meu no. Era o 406 o meu nome e ELsa margarida S.de Andrade lembro-me de Teresa Paiva, Angelica, que teria vindo nessa altura salvo erro de budapeste e Marilu que voltei a encontrar na TAP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa, boa noite. Não sei se tem facebook, existe um grupo (secreto) no face, Antigas Alunas da Escola Lusitânia Feminina).
      beijinhos.

      Eliminar
    2. O meu email e:elsinha1943@gmail.com espero que exista alguem que se lembre de mim beijinhos

      Eliminar
    3. O meu i-mail e:elsinha1943@gmail.com

      Eliminar
  11. Olá pois eu também sou da ELF, mas frequentei nos anos 1957/58/59. A vida mlevou-me para fora mdurante alguns anos e assim perdi o contacto com al colegas. Gostaria de retomar esse contacto. Sou a Isabel Guimarães, do ano da Zé Barejona, da Anabela, e outras de que não recordo os nomes. Aguardo noticias Vossas

    ResponderEliminar
  12. Há um grupo no Facebook #"Antigas alunas da Escola Lusitânea Feminina", é um grupo fechado, decerto que lá estão muitas colegas do seu tempo.

    ResponderEliminar