Este blogue é dedicado à memória do meu Pai, Alberto Pedroso (7 de Abril de 1930/1 de Janeiro de 2011).

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ANTÓNIO MARIA LISBOA (1928/1953)

O Poeta Português António Maria Lisboa nasceu e morreu em Lisboa, (1 de Agosto de 1928/11 Novembro 1953).tendo morrido muito jovem vitima de tuberculose que à época era muito frequente e mortífera.
"Poucos poetas portugueses, como ele, terão tido um percurso tão curto marcando tão indelevelmente o seu tempo. "O menino de bronze repousa na solidão da lua nasceu-lhe um olho de chacal que é o animal que só passa nos caminhos livres e são todos - os lobos é que andam à espreita - e o coração é de Leão. É esta a sua Lealdade e o seu Amor como o Destino e o seu Sentido que tem e chama-se António Maria Lisboa". (do Clube dos Poetas imortais - Aventar).
É juntamente com Mario Cesariny de Vasconcelos, um dos principais poetas do surrealismo português. Fez parte do Grupo Surrealista de Lisboa, que, com Cesariny, Cruzeiro Seixas, Pedro Oom. Henrique Risques Pereira, se formou em 1948. A sua obra, em parte publicada postumamente por Luiz Pacheco na Contraponto) é composta pelos seguintes livros: Afixação Proibida, (1949), Erro Próprio (1950), Ossoptico (1952), A verticalidade e a Chave (1956), Exercicio sobre o Sono e a Vigilia de Alfred Jarry seguido de O senhor Cágado e o Menino(1958). No ano de 1980 foi publicado pela Assirio & Alvim um volume com a sua obra completa. 

2 comentários:

  1. Porque o António Maria neste blog ? m obrigad fiquei curiosa é meu prmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é um grande Poeta Português, um dos maiores do sec. XX e é praticamente desconhecido da maioria dos portugueses.

      Eliminar